sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Do micro ao macrocosmo

Em nossa estréia neste site optamos em focar assuntos relevantes da ciência contemporânea que hoje dispõe das mais avançadas tecnologias que o homem já conheceu para desvendar os mistérios do micro e do macrocosmo que tanto intrigaram a humanidade em todos os tempos, daí, necessariamente, vai ao aprofundamento dos fenômenos transcendentais que mais influenciaram o imaginário popular em virtude de sua ignorância nos tempos mais remotos.

A propósito, em recente e-mail enviado a alguns amigos, fizemos alusões sobre esta temática motivado pela recente palestra de um eminente físico da UNICAMP que abordara experiências e estudos no campo da física quântica, revelando maravilhas não só do ponto de vista prático, no atendimento de nossas necessidades cotidianas como revelando perspectivas para as questões de ordem filosóficas.

Segue parte da mensagem:

Estamos sempre trocando mensagens repletas de otimismo e impregnadas de incentivos e esperança. É uma luta inconsciente que travamos no dia a dia em busca de nossa felicidade; embora, saibamos impossível, pelas limitações do nosso relativismo material e sensório.
Daí partirmos para as especulações transcendentais às quais nos agarramos ferreamente. Não paramos porque estamos sempre em evolução e continuamos nossa jornada perseguindo algo que nos tire desse vale de lagrimas... E assim prosseguimos em busca da verdade. “Conhecei a verdade e a verdade vos libertará” – nos ensinou o Mestre.

Agora a coisa parece ficar mais séria, estamos nos aproximando da chamada revolução (revelação) do Espírito do 3º. Milênio, nada melhor que a própria ciência para descortinar esta perspectiva que se revela através do microcosmo da matéria, estamos entrando no interior da matéria onde já não se distingue o que é tangível e imponderável, estamos falando de física quântica...

Não há duvidas que a Física Quântica (ou, se preferir, sua formulação teórica, a Mecânica Quântica), tem revelado “como” a natureza se comporta, especialmente no domínio microscópico, não acessível diretamente aos sentidos e, portanto, não aquinhoado com as interpretações do conhecimento empírico ou vulgar. O funcionamento em inumeráveis dispositivos eletrônicos modernos, todos baseados em fenômenos quânticos, mostra o quanto a “engenharia” já absorveu do conhecimento científico teórico da Física Quântica Isto é inquestionável e valida a Mecânica Quântica como uma teoria que descreve corretamente a natureza.

A interpretação que se faz do que, de fato, acontece na natureza para que ela se comporte do modo como as equações mostram que faz, é outro problema que, inclusive, insere-se num contexto filosófico de meta-ciência e não se trata de ponto pacífico nas comunidades física e filosófica.

Estas poucas referencias no campo comportamental das partículas subatômicas não só inferem uma revolução em toda ordem do conhecimento da física newtoniana como nos remete aos inusitados fenômenos da paranormalidade que deixaremos de abordar agora devido nossa exigüidade de espaço.

Todavia, em próximas oportunidades propomo-nos dar maiores detalhes neste universo do imponderável.
Imagem Wikipédia

Herialdo R. Bastos
Autodidata

Nenhum comentário:

Postar um comentário